sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Máscaras de Carnaval


A palavra máscara é de origem italiana. Significa uma criação fantástica - daí que se tenha tornado, com o Carnaval, uma fonte de divertimento.

Ao longo dos tempos, a máscara foi utilizada por vários povos e com diversas finalidades. Foi muito utilizada como assessório de festa, nomeadamente no Oriente em danças e procissões com intenção de se misturar o ritual e o divertimento.

Em Veneza, no séc. XVIII, o uso da máscara tornou-se um hábito diário em homens, mulheres e crianças, ocultando o rosto com uma meia máscara que apenas cobria os olhos e o nariz.

A partir do séc. XIX, a máscara vai ser usada no palanques das feiras e era vista como disfarce e enfeite, pretendendo desmascarar o homem.

Mas foi ainda na Idade Média que a máscara foi o princípio do Carnaval e com a Quarta –Feira de Cinzas assinalava o retorno à ordem. As máscaras podem ser feitas em muitos materiais: cortiça, pasta de papel, folha de flandres, folha de alumínio, tecido, latas, caixas de cartão, fitas, materiais recuperados, etc..

Sem comentários: